sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Penetração

Na mídia eletrônica, são apresentados dados que ajuda a escolher o titulo para veiculação do anuncio, nesse caso podemos avaliar outros critérios como, adequação editorial com o produto, perfil dos leitores e custo da veiculação do anúncio no título, em relação ao número de pessoas que lêem o título.
Podemos dizer que penetração é semelhante ao hábito de audiência. A utilização na mídia impressa em motivo da realização da pesquisa, que nesse caso é o Marplan que abraça uma entrevista pessoal usando questionário. Com isso, é aceitável ser um leitor de titulo de revista semanal, somente aquelas que tenham visto na semana passada independente do lugar.
Esses dados feitos pelo Marplan são importantes para o desenvolvimento do planejamento de mídia, eles subdividem em:

Duplo período

TV aberta e por assinatura/radio AM e FM – pelo menos uma vez por semana o entrevistado assiste/ouve, em casa ou fora de casa.
Revista – nos últimos 12 meses leu/folheou pelo menos um titulo, dentro ou fora de casa.
Jornal – nos últimos 15 dias.
Internet – pelo menos uma vez por ano tem acesso.
Cinema – pelo menos uma vez por ano.

Simples período

TV aberta e por assinatura/radio AM e FM – assistiu/ouviu ontem.
Revista – nos últimos 30 dias.
Jornal – nos últimos 7 dias.
Internet – uma vez por semana.
Cinema – uma vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário